Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arquivo

Agricultura vitaminada

No município de Ubajara, a 320 quilômetros de Fortaleza, no Ceará, está a maior plantação de acerola orgânica do mundo. São 200 hectares, 90 mil pés e uma produção estimada para este ano de 3,4 milhões de quilos da fruta. Mas o que fazer com tanta acerola? A primeira resposta seria suco, mas não é bem esse o objetivo da Fazenda Amway-Nutrilite com a produção de uma das maiores fontes naturais de vitamina C conhecidas no mundo. O negócio deles é produzir matéria-prima para suplementação alimentar, a popular vitamina.

Investimento de R$ 30 mi-lhões, a fazenda nutriorgânica do grupo iniciou suas atividades no Bra-sil há 10 anos. Hoje, produz acerola o ano todo em um sistema 100% irrigado e orgânico. Gilberto Lima, gerente agrícola da Nutrilite, informa que a produção abastece, exclusivamente, a demanda da empresa no exterior, onde são fabricados os suplementos. "A fruta vira suco concentrado, que é transformado em pó de elevado poder nutricional", explica Lima. Ele destaca que ao controlar toda a cadeia de produção, do campo à fabricação da vitamina, a empresa consegue garantir rastreabilidade e qualidade dos produtos.

O sistema de produção da fazenda parte do conceito que o organismo agrícola exige a adoção de práticas de manejo sócio-ambientais. Ou seja, os elementos da natureza como solo, água e ar são sistemas isolados, mas que se interagem para garantir o equilíbrio necessária para uma produção sustentável e sem o uso de agroquímicos.

Francisco Ávila, biólogo da fazenda, explica que o princípio básico é a diversidade, a interação com o meio ambiente para combater pragas e controlar as doenças da lavoura. De acordo com Ávila, o manejo da plantação é feito com fertilizantes naturais e tratamento homeopático. As pragas e doenças das plantas também são controladas de forma preventiva, com preparos de nutri-entes orgânicos balanceados.

Os principais componentes do composto orgânico para adubação da terra são esterco de gado, bagaço de cana e resíduo do processamento da acerola. A fazenda mantém um rebanho de 300 cabeças de gado cuja função é, unicamente, a produção de esterco.

A Nutrilite faz parte do grupo americano Alticor, que tem como braço comercial a Amway e industrial a Access. Com 1.660 hectares – dos quais 1.100 hectares certificados como plantações orgânicas – a fazenda no Brasil é a maior da corporação, que também tem plantações no México e nos estados americanos da Califórnia e de Washington. Para André Raduan, presidente da Amway no Brasil, a Nutrilite "detém um monopólio técnico nessa área, porque são poucos que tem suplementos orgânicos, mas somos os únicos que tem a matéria-prima".

Além de acerola, a fazenda em Ubajara ainda produz, coco, ma-racujá, goiaba e caju. Na década de 90, a Amway ficou conhecida no país com a venda direta de produtos para limpeza. Com o reposicionamento da em-presa no país, há menos de 5 anos, o foco passou a ser vitaminas e cosméticos.

No início do ano, a fazenda colocou em operação um equipamento chamado de Spray Dryer (secador por spray) e verticalizou 100% da produção. A transformação do suco concentrado em pó, que antes era tercerizado, agora é feito internamente. O investimento foi de US$ 3 milhões.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.