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Mais de 1 mil pessoas marcaram presença na cerimônia de entrega do Agrinho em Curitiba. | Aniele Nascimento  / Gazeta Do Povo
Mais de 1 mil pessoas marcaram presença na cerimônia de entrega do Agrinho em Curitiba.| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta Do Povo

A 19ª edição do Agrinho revelou na manha desta segunda-feira (10) os vencedores do concurso.  Durante evento realizado em Curitiba (PR), alunos, professores, escolas e municípios do interior foram reconhecidos por trabalhos voltados a saúde, educação sexual, ética, pluralidade cultural, cidadania e meio ambiente. O programa é desenvolvido pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e Serviço de Aprendizagem Rural (Senar/PR) e já virou referência no setor. Mato Grosso do Sul também aderiu ao Agrinho neste ano e pretende envolver 32 mil alunos. No Paraná, esse número passa de 1 milhão.

Foram 6 mil trabalhos inscritos e 307 vencedores. Entre os prêmios estão cinco carros zero quilômetro, além de tablets, computadores e kits multimídia a escolas, alunos, municípios e autoridades de ensino.

Na categoria experiência pedagógica, cinco professores  levam para casa um carro zero quilômetro. Eles foram premiados por desenvolverem projetos que revelaram aos alunos a origem dos alimentos, o valor da atividade agrícola e do homem do campo. Os trabalhos resultaram em livros, visitas de campo, plantio de hortas. Trabalhos que retrataram a rotina no campo e mostraram a evolução da música caipira para a sertaneja também foram premiados. Foram quatro veículos entregues a professores de escolas públicas e um para professor de escola privada.

Confira os detalhes de cada projeto vencedor na categoria experiência pedagógica. Prêmio: um carro zero km. A lista completa com todos os vencedores você confere clicando aqui.

Rede públicaRegional – Pato BrancoMunicípio – São JoãoEscola – Castro AlvesProfessora – Elvânia Kufner Debastiani

O projeto ‘Tesouros que vem do campo’ surgiu a partir da constatação da professora Elvânia sobre a rejeição das crianças à merenda escolar. O trabalho começou com um questionamento às crianças: de onde vem à merenda? Surgiram duas respostas quase que automaticamente – do supermercado e da prefeitura. Os alunos descobriram que parte da merenda que chega a escola vem através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Elas tiveram várias aulas de campo: a uma horta, ao moinho, ao museu e a central de distribuição da merenda.

Regional – Francisco BeltrãoMunicípio – Salgado FilhoEscola – Jaci Maria LopesProfessora – Joicelene da Glória de Oliveira

A valorização do homem do campo e sua importância para quem mora na cidade motivou o trabalho. “Minha proposta era mostrar as crianças que temos que compreender e respeitar o mundo a nossa volta. Quando cada um cumpre o seu papel todos encontram o equilíbrio”, diz a professora Joicilene.

Para isso ela produziu, a partir da vivência de cada um dos alunos (grande parte deles também são filhos de produtores rurais), o livro ‘Palavrinhas de A a Z novos significados para você’ mostrando a conexão da vida no campo e na cidade. O livro foi entregue na biblioteca da escola e na creche da cidade. Os alunos, em especial os da área rural, se sentiram valorizados.

Regional – LondrinaMunicípio – Ribeirão ClaroEscola – Zuleika D. C. CassarProfessora – Adriani Santos Moreira

A professora Adriani focou seu projeto na valorização da cultura local com a experiência pedagógica - “Das telas à música sertaneja, um retrato da vida do homem do campo”. Um dos recursos utilizados foi o vídeo “Na roça é diferente”, narrado pelo personagem Chico Bento (Maurício de Souza). A professora abordou a transição da música caipira para a música sertaneja e sua aceitação pela população urbana. Outra atividade dos alunos foi à releitura da obra de Portinari “O lavrador de café”, vinculada à cafeicultura, tradicional e forte no município.

Regional – MatelândiaMunicípio – Serranópolis do IguaçuEscola – Serranópolis do IguaçuProfessora – Claudete T. Zilio

A professora Claudete trabalhou a importância de uma alimentação saudável para uma vida com saúde. Para isso, levou os alunos a conhecerem a produção dos alimentos e a incentivá-los a revitalizar uma área que fica ao lado da escola e implantar uma horta.

Com apoio dos pais, da direção da escola e da prefeitura ela conseguiu sementes e acompanhamento para o plantio de verduras. Foram criados adesivos, banners e camisetas sobre o projeto, que foi divulgado em eventos municipais como a Festa do Colono e do Motorista, a Feira do Iguaçu e na 17ª edição do Festival Canto do Iguaçu.

Rede particularMunicípio – PitangaEscola – Educação Especial Clodoaldo S. de FrançaProfessora – Marizelli Terezinha Beló

A professora Marizelli trabalha com uma turma de 11 alunos de Educação de Jovens e Adultos (20 a 48 anos), que tem conhecimento da realidade rural e são portadores de deficiência intelectual. Com base no material do Agrinho, eles elaboraram junto com a professora uma carta entregue pessoalmente ao prefeito da cidade, solicitando melhorias nas vias de acesso à escola, visto que alguns alunos são cadeirantes.

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