A Indonésia deve importar 100 mil toneladas de açúcar branco em 2015, depois de não ter importado nada do adoçante no último ano, disse um representante da indústria, com o tempo seco causado pelo fenômeno climatológico El Niño reduzindo a produção local.
Isso pode ajudar a elevar os preços globais, que dispararam nos últimos meses devido a preocupações sobre um déficit internacional de suprimento, mas é um golpe para o esforço do governo do presidente Joko Widodo para atingir autossuficiência em alimentos.
A produção de açúcar branco da nação do Sudeste Asiático deve cair 4%, para 2,5 milhões de toneladas neste ano, ante 2,6 milhões em 2014, disse o diretor-executivo da Associação de Açúcar da Indonésia, Tito Pranolo. Ele prevê uma queda para 2,4 milhões de toneladas em 2016.
“O preço [doméstico] é bom, mas os retornos estão caindo”, disse o executivo da associação nesta quinta-feira. “Esperamos que os estoques finais sejam menores neste ano porque a produção vai cair devido ao tempo seco”.
A Indonésia normalmente entra no período de chuvas em outubro e novembro, mas espera-se que o país enfrente um clima seco neste ano devido ao El Niño.
Deixe sua opinião