Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sucroenergético

Paraná perde força na produção nacional, apesar de vantagem logística

O Paraná já foi o segundo maior produtor de cana do país, mas vem perdendo expressão. Em 2002/03, o estado colheu 23 milhões de toneladas de cana, sendo superado apenas por São Paulo. Dez anos depois, a moagem soma 39 milhões de toneladas, mas Minas Gerais e Goiás já produzem volume superior, aponta a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

José Adriano Dias, superintendente da Alcopar, acredita que o estado pode perder em breve mais uma posição no ranking para Mato Grosso do Sul. Ele atribui esse quadro desfavorável à falta de incentivos para a cultura. “Concorremos em desigualdade, o que também afeta o desenvolvimento das indústrias”, aponta. “Mato Grosso do Sul consegue vender o produto mais barato no Paraná, o que cria distorções”, afirma Dias.

Apesar da concorrência, o estado tem vantagens para negociar com o exterior, pontua Alexandre Figliolino, diretor consultor para o agronegócio no banco Itaú BBA. “O Paraná é o estado com a melhor logística exportadora”, aponta.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.