O agronegócio brasileiro tende a crescer 5% em 2011 diante da perspectiva de preços favoráveis para a safra atual de soja e milho. Mas, para isso, terá de enfrentar problemas que elevam os custos de produção e transporte. A avaliação é de Judas Tadeu Grassi Mendes, agrônomo pós-doutor em economia agrícola e fundador da Estação Business School, em Curitiba. Os obstáculos enfrentados pela cadeia produtiva brasileira serão discutidos hoje à noite, no Parque Histórico de Carambeí (Campos Gerais), na 6.ª edição do Ciclo de Palestras Informação e Análise do Agronegócio, promovido pela Gazeta do Povo com apoio do Sistema Ocepar e do Sistema Faep.
Mendes atribui os resultados alcançados pelo agronegócio aos investimentos realizados pelos produtores rurais nos últimos anos, principalmente em tecnologia. "O setor privado inovou enquanto o setor público aumentou gastos e manteve taxas de investimentos baixíssimas", critica.
Durante sua palestra, ele vai apresentar dados comparativos sobre o ritmo de crescimento do agronegócio brasileiro e o do norte-americano, relacionando o quadro ao desempenho do setor público. "No agronegócio globalizado, só sobrevive quem é competitivo", reforça.
Os participantes são esperados às 19h30. Na abertura, haverá palestra com Dick Carlos de Geus, presidente da Cooperativa Paranaense de Turismo. Mendes fala em seguida.
O Ciclo de Palestras já percorreu cinco feiras agropecuárias do Paraná neste ano Show Rural (Cascavel), ExpoLondrina (Londrina), Expoingá (Maringá), Agroleite (Castro) e Expopato (Pato Branco) e a meta para 2011 é estender o programa para fora do estado. "A ideia é mobilizar os representantes de todos os elos do agronegócio no Paraná e em outras importantes unidades da federação, como acontece com a Expedição Safra, iniciativa da Gazeta do Povo que hoje é conhecida em 12 estados brasileiros", afirma Giovani Ferreira, coordenador de Núcleo de Agronegócio do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom). A edição de hoje é patrocinada por cooperativa Batavo, Boutin Fertilizantes e Parque Histórico de Carambeí.
Serviço:
A 6ª edição do Ciclo de Palestras Informação e Análise do Agronegócio ocorre hoje, em Carambeí, a partir das 19h30. A participação é gratuita, com vagas limitadas. Inscrições pelo e-mail rsvp@grpcom.com.br.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano