O Brasil comemora no dia 25 de maio o Dia dos Trabalhadores Rurais. O AgroNegócio Gazeta do Povo homenageia a todos os trabalhadores do ramo no Brasil, em especial os trabalhadores paranaenses e aproveita a data para relembrar alguns números que desafiam o setor.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, entre 1960 e 1985, o número de ocupados (com 10 anos ou mais de idade) no meio rural brasileiro passou de 15,6 milhões para 23,4 milhões de trabalhadores. A partir de 1985, no entanto, há contínua redução das ocupações rurais. Em 1995, a população rural ocupada era de 17,9 milhões de trabalhadores. Em 2013, essa população diminuiu para 15,2 milhões, o que representa redução de 2,7 milhões de ocupados em 18 anos - queda de 15,1%. Para 2050, projeta-se um contingente de apenas 8,2 milhões de ocupados rurais.
Surgimento da data
A data começou a ser comemorada a partir da sanção da Lei n.º 4.338, de 1° de maio de 1964 . Na época, o então presidente da República, Humberto Castelo Branco, tinha como objetivo simbolizar o início de uma nova era de desenvolvimento agrícola, com ênfase na reforma agrária.
A partir da criação do dia 25 de maio, os trabalhadores também conquistaram outras datas importantes, como a Lei Complementar nº 11, de 25 de maio de 1971, que instituiu o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural, como: assistência médica, gabinetes odontológicos, aposentadoria com meio salário para o homem, aposentadoria por invalidez, pensão para a mulher entre outras.
O que diz o relatório da PF que levou à prisão de militares por plano de morte de Lula e Moraes
PF abre caminho para Bolsonaro ser preso por Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Quem são os “kids pretos”, alvos da PF por suposto plano para matar Lula, Alckmin e Moraes
Flávio Bolsonaro questiona prisão de militares por suposto plano contra Lula, Alckmin e Moraes
Deixe sua opinião