Os dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) divulgados nesta sexta-feira (29) pelo IBGE mostram que sete setores da economia tiveram resultados negativos e cinco, positivos. Entre esses cinco, a agropecuária teve o maior crescimento (4,7%) e se superou (o índice correspondente divulgado um ano atrás foi 3,6%).
O índice do setor foi de 4,7% em relação ao último trimestre de 2014. Houve crescimento também de 3,3% na indústria extrativa mineral, de 1,2% nas atividades imobiliárias e de 1,1% nos serviços de informações e na construção civil. A maior queda foi em eletricidade (-4,7%), o que ajudou a derrubar o PIB nacional a -0,2%.
Segundo a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, o bom resultado da agropecuária é explicado pelo desempenho das exportações de soja. “A soja continua apresentando ganhos para o produtor rural. Ela tem uma safra relevante no primeiro trimestre e boa expectativa de crescimento para o ano, com aumento 10,6% de produção e ganho de produtividade”, disse.
Já o crescimento da indústria extrativa mineral deve-se ao aumento das produções de minério e de petróleo e gás. “O petróleo, que foi um produto muito exportado nesse primeiro trimestre, está sendo muito favorecido por uma expectativa de crescimento na demanda mundial de petróleo liderada pelas economias mais avançadas”, explicou.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, a agropecuária cresceu 4%, a indústria extrativa mineral, 12,8%, e os serviços de informação, 2,9%.