Participante frequente de exposições agropecuárias, Biscoito Kerber, de Umuarama, está na lista das 22 empresas que terão selo de qualidade. Na foto, os empresários Silvério Kerber e Cynthia Yokohama.| Foto: Divulgaa§a£o

Um grupo de 22 empresas de produção de alimentos vai se tornar referência de qualidade de processos e gestão empresarial no Paraná. Elas alcançaram requisitos apresentados pelo Sebrae e pela Federação das Indústrias (Fiep) do estado, com apoio do Tecpar, e vão receber selo de identificação nesta quinta-feira.

CARREGANDO :)

O selo Alimentos do Paraná vai diferenciar os produtos dessas empresas. O programa oferece reconhecimento à qualidade dos processos de produção e de gestão empresarial para indústrias, agroindústrias e distribuidoras de alimentos e bebidas.

As 22 empresas selecionadas receberam consultorias, treinamentos, avaliações e auditorias. Mudaram procedimentos para atender exigências previstas em leis relacionadas a produtos e processos. As que apresentavam problemas tiveram de melhorar a gestão empresarial seguindo critérios estabelecidos pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Publicidade

O selo busca reconhecimento do mercado, aponta a consultora e coordenadora estadual de Agronegócio do Sebrae/PR, Andreia Claudino. Ela considera que as empresas estão mais do que seguindo legislação e critérios de qualidade.

“Para a obtenção do selo, a empresa precisa ter um perfil de potencialização, aptidão para atingir novos mercados, estar de acordo com a legislação, atender as normas de qualidade de processos e apresentar evolução na gestão empresarial", afirma. Em sua opinião, "esse reconhecimento atesta que as empresas têm como premissas a segurança e a qualidade dos alimentos, ou seja, o respeito ao consumidor.”

As empresas do programa Alimentos do Paraná podem buscar inovação tecnológica com recursos do Serviços em Inovação e Tecnologia do Sebrae (Sebraetec) -- 80% do valor de investimento. Campanhas de marketing e rodadas de negócios são outras vantagens.

Entenda o programa

Uma comissão gestora do Programa Alimentos no Paraná -- composta pelo Sebrae/PR e Fiep -- e um órgão de autidotira -- o Tecpar -- acompanham e avaliam as empresas.

Publicidade

Até agora, o Alimentos do Paraná funcionou como projeto-piloto. As 22 empresas que receberam o selo se aperfeiçoaram e passaram por auditoria.

A partir de 2015, o programa torna-se permanente. Empresas que buscam o selo podem se candidatar entrando nos programas de qualificação indicados pela comissão gestora.

Passo a passo

O Sebrae divulga material em que explica as cinco etapas do programa Alimentos do Paraná:

1.ª -- A empresa participante é avaliada por um consultor do Sebrae/PR e pelos responsáveis da área de qualidade e gestão da empresa nos quesitos qualidade de processos (com base na legislação sanitária vigente). A partir desta avaliação, é gerado um relatório com os indicadores de qualidade de fase inicial.

Publicidade

2.ª -- Elabora-se plano de ação corretivo, baseado nos primeiros indicadores, que será trabalhado de acordo com a necessidade e tempo para colocar os indicadores em conformidade. É nesta fase em que são realizados os treinamentos e consultorias por parte do Sebrae/PR.

3.ª -- As empresas realizam análises laboratoriais físico-químicas e microbiológicas de produtos, água, manipuladores, equipamentos e utensílios. Essas análises são importantes para atender a legislação e acompanhar os indicadores.

4ª -- Após essas análises, há uma nova avaliação por parte do consultor e dos responsáveis da empresa em qualidade e gestão para gerar um novo relatório de indicadores, desta vez, da fase final do projeto.

5ª -- A última etapa é a auditoria, realizada pelo Tecpar, que vai atestar a conformidade de todos os itens analisados nos quesitos qualidade dos processos e gestão empresarial. Essas empresas devem atender 80% ou mais nos processos de qualidade e 50% ou mais em gestão empresarial para conquistarem a certificação.

Paralelamente, aponta o Sebrae, "serão realizadas pelo Tecpar uma auditoria no início e outra no término dos trabalhos". A última está relacionada à gestão empresarial, tendo como base questionário elaborado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Publicidade

5 a 10 meses

são necessários para todo o processo de análise, consultoria, treinamentos e avaliações do Alimentos do Paraná.

Acesso direto

http://bitly.com/1AkjFJy

0800 570 0800

Publicidade

 

Conheça as empresas que vão receber o selo Alimentos Paraná.