A safra de grãos de verão 2014/15 no Paraná está se desenvolvendo bem, graças à recuperação da regularidade do clima. Apesar dos problemas no plantio gerados pela seca de outubro, a previsão da produção estadual aponta para 22,15 milhões de toneladas, aumento de 8% em relação a safra passada (20,5 milhões de toneladas).
Neste ano, o plantio da safra verão foi marcado pelo avanço da soja, que ocupa 87% da área total dedicada aos grãos. Ou seja, 5,06 milhões de hectares dos 5,8 milhões de hectares estão cobertos com oleaginosa, segundo levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.
O avanço da soja no Paraná ocorre por um conjunto de fatores, como a demanda chinesa aquecida que tornam as cotações do grão ainda atraentes, apesar da queda nso preços, e a valorização do dólar, que acelera e valoriza as compras de grãos no Brasil. O potencial de produção de soja no Paraná pode atingir 17 milhões de toneladas, caso não ocorram novos prejuízos climáticos.
Cotação
R$ 58,27 foi a cotação da saca de 60 quilos de soja em dezembro, ligeiramente inferior à cotação de junho, quando o grão foi comercializado a R$ 60 a saca, de acordo com levantamento do Deral.