A safra de milho da Argentina na temporada 2013/14 deverá atingir ao menos 30 milhões de toneladas, e a colheita de soja do país deverá alcançar 50 milhões de toneladas ou mais, afirmou nesta terça-feira (25) o ministro da Agricultura argentino, Norberto Yauhar, em entrevista à Agência Reuters.
Essa foi a primeira vez que o ministro falou sobre uma estimativa de safra para a nova temporada.
"No próximo ano (a colheita) será mais de 50 milhões (de toneladas), aproximadamente", disse Yauhar após reunião de ministros da Agricultura das Américas, realizada em Campana, a 75 quilômetros ao norte da cidade de Buenos Aires.
Sobre a safra de milho da temporada 2013/14, "estamos estimando um piso (de produção) de 30 milhões de toneladas", acrescentou.
Na safra 2012/13, a Argentina colheu 49,3 milhões de toneladas de soja e 32,1 milhões de toneladas de milho.
Trigo
O governo do país, um importante fornecedor global de alimentos, ainda considera a possibilidade de remover os limites para exportações de milho e trigo, acrescentou o ministro.
A Argentina restringe embarques de milho e trigo a fim de garantir o abastecimento interno de ambos os produtos e evitar picos de preços. No entanto, os produtores argumentam que a política afeta sua rentabilidade e dificulta o planejamento.
"Sim, acho que sim (existe a possibilidade de que o Estado suspenda as cotas de exportação). Atualmente estamos avaliando com equipes técnicas como poderia ser o processo", afirmou.
"Não vai ser hoje ou amanhã", ressaltou o ministro.
Ele observou que, como primeira mudança, o governo poderia anunciar os volumes permitidos para exportação com mais antecedência do que faz atualmente, alguns meses antes do plantio de grãos.
"Uma liberação mais antecipada (da cota de milho e trigo) é viável. Está sendo considerada."
A Argentina é um grande exportador mundial de trigo, embora a maioria de seus embarques seja destinada para o vizinho Brasil.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião