Ribeirão Preto (SP) – O serviço de assistência técnica e a capacitação da mão de obra ganham espaço na estratégia comercial das empresas de máquinas e implementos agrícolas. Simuladores de operações de campo e canais de atendimento ao cliente se transformam em argumento de venda nos principais estandes da Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola da América do Sul, que ocorre até o final desta semana no interior de São Paulo.
A Massey Fergunson aposta no Fuse Contact Center, um serviço de atendimento via telefone que tira dúvidas sobre a operação dos equipamentos de agricultura de precisão da empresa. “Se o agricultor tem uma dúvida sobre qual botão apertar, ele não precisa se dirigir até a concessionária para receber orientação”, relata Niumar Aurelio, especialista em marketing de tecnologia avançada da empresa. Ele aponta que a demanda por esse tipo de serviço é crescente no campo.
A Case IH desenvolveu um simulador de colheita para treinar os operadores de máquinas de cana. Em computadores é possível reproduzir o cenário da colheita e reduzir o risco de erros operacionais.
A preocupação com o treinamento da mão de obra se estende ao segmento de armazenagem. A Kepler Weber aposta na entrega técnica, com o treinamento dos operadores dos silos logo após a entrega do produto. Além disso, os clientes tem direito a enviar um operador para treinamento na própria sede da fabricante. “Isso garante eficiência operacional mesmo se o silo estiver instalado na fazenda”, garante.
Leia também
Indústria de máquinas renova portfólio na Agrishow
Volvo entra no mercado de colheitadeiras
Ministro confirma implantação do CAR em até 30 dias
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas