• Carregando...

Jaboti – A cultura do morango começou a se desenvolver no Norte Pioneiro em 1994, a partir de Ibaiti. A atividade ganhou força em municípios como Jaboti (maior produtor da região, com 35 hectares), Japira, Pinhalão e Conselheiro Mayrink. Desde então, quem acreditou na idéia de desenvolver uma cultura sazonal e que requer cuidados especiais tem conseguido mudar de vida.

De acordo com o engenheiro agrônomo Jean Pierre Correa Costa, o morango é uma excelente alternativa para o pequeno produtor que quer diversificar. "Como o perfil dos nossos produtores rurais é exatamente esse, o morango caiu como uma luva na região."

A chave para o sucesso da cultura do morango no Norte Pioneiro também está associada à organização dos produtores, que criaram até uma cooperativa: a Associação de Produtores de Morango de Jaboti (Apromoj). Organizados, eles participam de cursos e fazem investimentos em conjunto para diminuir custos. Tanto é que os produtores já conseguiram comprar uma máquina para retirada da poupa, que vai garantir mais renda para os produtores, agregando valor ao produto.

A fruta já sai das propriedades embalada e vai direto para centros consumidores das regiões Sul e Sudeste. Muito pouco do que é produzido na região é consumido pelo mercado regional. A caixa com 1,2 quilo (em quatro estojos) é vendida a R$ 4.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]