Discutido por cinco anos, o Plano Nacional de Sanidade Avícola chegou a um estágio que permite ao setor se dizer protegido contra a gripe aviária e a doença de Newcastell, provocadas por vírus que podem dizimar criadouros de qualquer tamanho em uma semana. Para a União Brasileira de Avicultura (UBA), se essas doenças ocorressem hoje em alguma região do país, estados como o Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso, os mais bem avaliados nas auditorias sanitárias, poderiam continuar exportando.
O diferencial ainda não é usado como critério pelos países importadores, mas autoriza o setor a fazer propaganda de seus cuidados com a saúde das aves e, consequentemente, dos consumidores da carne. A adesão de 23 unidades da federação, que agora competem entre si para mostrar cada vez mais rigor no controle sanitário e no transporte da produção, foi decisiva, avalia o presidente da UBA, Ariel Antônio Mendes.
"Sem essa adesão, o projeto ficaria prejudicado. Além das medidas de precaução, que permitem a continuidade da exportação a partir das regiões isoladas, em todos os estados haverá um fundo para indenizar os criadores se houver necessidade de sacrificar animais", acrescenta.
O plano nacional criou um sistema de avaliação dos estados. São considerados quatro quesitos: os dados da produção agrícola, o sistema de atenção veterinária, a capacidade de resposta em caso de emergência e a obediência às regras sanitárias. Dependendo de suas notas, o estado é classificado nas categorias A, B, C ou D.
Destaque
O resultado da segunda auditoria acaba de ser divulgado. O Paraná foi destaque com a melhor pontuação (55). Num panorama geral, enquanto Pernambuco e Rio Grande do Norte pioraram, Mato Grosso, Pará e Paraná evoluíram e inauguram a categoria B. Os demais 18 participantes mantiveram suas posições (veja quadro ao lado).
O problema que rebaixou mais estados foi a falta de veterinários e de investimentos em treinamentos. No caso do Paraná, os técnicos consideram que o estado ainda pode melhorar no sistema de atenção veterinária e na obediência às normas sanitárias para, então, chegar à nota A.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião