Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notícias

Bahia Farm Show espera repetir faturamento do ano passado

Bahia Farm Show quer repetir resultados do último ano. | Divulgaa§a£o / Bahia Farm Show
Bahia Farm Show quer repetir resultados do último ano. (Foto: Divulgaa§a£o / Bahia Farm Show)

O cenário econômico adverso do país parece que não chegou ao Oeste da Bahia. Nesta quinta-feira (9), durante o lançamento da 11° edição da Bahia Farm Show, os diretores da Associação de Agricultores e Irriganes da Bahia (Aiba), entidade responsável pela realização da feira, afirmaram que a expectativa é repetir o faturamento da edição passada, de R$ 1,019 bilhão. O evento irá acontecer entre os dias 2 a 6 de junho, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste do estado.

O anúncio contrasta com a realidade de outros setores do agronegócio nacional. O segmento de máquina agrícolas, por exemplo, as vendas no primeiro trimestre deste ano apresentaram retração de 12,5% nos negócios em relação ao mesmo período de 2014. Além disso, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a tomada de crédito por parte dos produtores caiu, e deve continua assim com o provável aumento da taxa de juros no Plano Safra 2015/16.

"Sabemos das situações econômica e política do páis. Mas queremos manter o número de R$1 bilhão, ou até mesmo ter um crescimento, mesmo que pequeno. Voltamos a ter os juros que eram praticados anos atrás. Mas isso não pode ser impeditivo", contextualiza Júlio Busato, presidente da Aiba.

Parte da confiança da organização da feira está respaldada pela boa safra de soja na região. Com 10% da área total colhida, a produtividade média na soja tem alcançado 50 sacas por hectare, 10 a mais em relação as últimas três safras que enfrentaram adversidades climáticas. A safra de algodão, outra cultura bastante forte no Oeste da Bahia, também promete rendimento alto.

"Acredito que vamos repetir o desempenho [na feira], pois tudo aponta para uma boa colheita de soja. Claro que aumento das taxas de juros respinga nos negócios. Mas o que mais pesa por aqui é o resultado das lavouras", diz, confiante, Ida Barcellos, presidente da Associação dos Revendedores de Máquinas e Implementos do Oeste da Bahia (Assomida).

De acordo com dados da organização, os negócios envolvedo máquinas agrícolas representam 50% do faturamento da Bahia Farm Show.

Leia mais sobre a principal feira agrícola do Matopiba na versão imprensa do caderno de Agronegócio da Gazeta do Povo da próxima terça-feira (14).

*O jornalista viajou a convite da Associação de Agricultores e Irriganes da Bahia (Aiba).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.