No Dia do Agricultor, celebrado nesta quinta-feira (28), o agronegócio conquistou mais um recorde para o Brasil. Mas não se trata da produção de grãos ou de volumes embarcados para o exterior. O país entrou para o Guinness World Records com o maior mostruário de frutos do mundo composto por exatamente 18.825,84 quilos de frutas em uma mesa de 240 metros. O evento que aconteceu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com federações, sindicatos e produtores rurais.
De acordo com a CNA, o setor agropecuário representa 22% do Produto Interno Bruto (PIB), 32,7% dos empregos e 46% das exportações do país, resultados amparados pelo empreendedorismo dos produtores e por tecnologias de base sustentável que asseguram cada vez mais ganhos de produtividade em harmonia com o meio ambiente.
“Os produtores do nosso Brasil quebram recordes todos os dias, produzindo alimentos de qualidade. A fruta representa apenas uma parte do setor”, afirma o presidente da CNA, João Martins.
Durante o evento, a entidade entregou ao presidente em exercício, Michel Temer, o documento “Dez medidas para garantir o crescimento e fortalecimento da agropecuária brasileira”, com um conjunto de propostas fundamentais para que o setor continue contribuindo para o desenvolvimento do Brasil.
Na lista constam as seguintes medidas:
1) Modernização da política agrícola brasileira
2) Redução e simplificação de tributos
3) Implementação do Código Florestal
4) Licenciamento ambiental de atividades rurais
5) Modernização da relação de trabalho rural
6) Garantia de paz no campo assegurando o direito de propriedade aos produtores
7) Acesso a mercados internacionais
8) Priorizar investimentos em infraestrutura e logística para o escoamento da produção agropecuária
9) Promover a assistência técnica e gerencial no campo
10) Estabelecimento de um novo marco regulatório para registro de agroquímicos
Mapa
O secretário de Política Agrícola, Neri Geller, e o chefe de gabinete do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Coaraci Castilho, participaram da comemoração neste dia 28, data que também é celebrado o aniversário de 156 anos do Mapa. “O Mapa e o agricultor são indissociáveis, e cada um cumpre um papel essencial para a sociedade e a economia do país. Neste dia, saudamos os nossos produtores e os servidores do ministério, sem os quais o país não seria esta potência agrícola que é hoje”, diz o ministro interino, Eumar Novacki.
Após o reconhecimento do recorde, os produtos dispostos na mesa foram doados ao público presente.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Deixe sua opinião