O relatório de oferta e demanda válido para o mês de novembro e divulgado na sexta-feira pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmou a expansão da safra mundial de soja e milho, revisando para cima as estimativas para o ciclo 2013/14.
De acordo com o Usda a produção mundial de soja será de 283,5 milhões de toneladas nesta safra – expansão de 6% sobre as 267,8 milhões de toneladas produzidas em 2012/13. A última previsão feita pelo órgão para o ciclo atual, em setembro, era de 281,6 milhões de toneladas. Brasil e Estados Unidos caminham lado a lado liderando a oferta, com 88 milhões de toneladas oriundas de cada país.
No caso do milho, a expansão é ainda mais expressiva. A previsão de 962,8 milhões de toneladas representa incremento de 11,6% (100 milhões de toneladas) sobre as 862,7 milhões de toneladas produzidas na última safra. Em setembro, a previsão era de 956,6 milhões de toneladas para 2013/14. O salto se deve ao ano atípico vivido pelos Estados Unidos na temporada passada, quando uma seca comprometeu boa parte das lavouras de milho do país, que responde por mais de um terço da produção mundial do cereal.
Ajuste158 milhões de toneladas de soja e milho sairão dos campos brasileiros na safra 2013/14, aponta o Usda. Deste total, 56% equivalem à produção da oleaginosa e 44% correspondem ao cereal.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp