A safra 2013/14 começa no Brasil com potencial de colheita de até 195,49 milhões de toneladas de grãos. Essa é a primeira projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a temporada e que foi divulgada na manhã desta quarta-feira (9). Se o clima permitir a confirmação do número, o salto na produção será de 8,4 milhões de toneladas sobre o ano passado, quando 187,09 milhões de toneladas saíram das lavouras brasileiras.
Principal cultura de verão do país, a soja dá sustentação a esse volume. Com a perspectiva de perda de terreno do milho, a oleaginosa deve ganhar de 942 mil a 1,6 milhão de hectares neste ciclo e ocupar até 28,6 milhões de hectares, conforme a estatal. Com isso, o potencial de colheita do produto sobe para até 89,7 milhões de toneladas, contra 81,4 milhões de toneladas alcançadas no ano anterior.
A previsão atual está em linha com o levantamento preliminar da Expedição Safra Gazeta do Povo, que desde julho apontava potencial de colheita da oleaginosa em 89 milhões de toneladas. O projeto, que neste momento percorre os campos norte-americanos para conferir a colheita de verão do país, volta ao Brasil na próxima semana para dar início ao roteiro pelas lavouras dos principais estados produtores.
MilhoO ganho do terreno da soja ocorre em detrimento ao milho, principal concorrente da oleaginosa no verão. Os produtores brasileiros estão desanimados com o cereal por conta das fortes desvalorizações do grão no mercado interno. A estimativa da Conab aponta que o milho deve perder entre 255 mil e 462 mil hectares. A semeadura deve cobrir entre 6,3 e 6,5 milhões de hectares, contra 6,9 milhões plantados na temporada passada.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião