Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Agricultura

Brasil vai colher 184,05 milhões de toneladas de grãos, aponta Conab

Em alguns estados produtores do Brasil, colheita de verão já está na reta final. | Hugo Harada / Gazeta Do Povo
Em alguns estados produtores do Brasil, colheita de verão já está na reta final. (Foto: Hugo Harada / Gazeta Do Povo)

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou para cima sua estimativa da produção de grãos, fibras e oleaginosas na safra 2012/13. No sétimo levantamento divulgado nesta terça-feira a projeção é de produção de 184,05 milhões de toneladas, volume 10,8% superior ao colhido no período anterior (167,77 milhões de toneladas) e superior as 183,58 milhões de toneladas estimadas em março (+0,25%, ou 462 mil t). Na estimativa de janeiro, a previsão era de produção de 184,99 milhões de toneladas na safra 2012/13.

Segundo os técnicos da Conab, as condições climáticas favoráveis o excesso de chuva na região Centro-Oeste, o aumento na área do milho de segunda safra e a conclusão do período de semeadura foram os responsáveis pelo aumento da produção. A soja se destaca com crescimento de 23,4% sobre as 66,38 milhões de toneladas colhidas na safra passada, com produção estimada em 81, 94 milhões de toneladas.

Para o Paraná, a estatal projeta a safra de soja em 15,56 milhões de toneladas.

Já o milho cultivado durante o inverno deve render ao estado 11,4 milhões de toneladas. Com isso, a produção paranaense do cereal lidera o ranking nacional, se forem somadas as colheitas de verão e inverno: 18,3 milhões de toneladas.

O milho de segunda safra tem bom desempenho, com aumento de 9,1% sobre as 39,11 milhões de toneladas do último período, e deve atingir 42,69 milhões de toneladas. Os técnicos observam que o volume da segunda safra (antiga safrinha) supera a produção do milho de verão (primeira safra), estimada em 34,77 milhões de toneladas. O arroz também se destaca com crescimento de 3%, passando de 11,6 milhões de toneladas para 11,94 milhões de toneladas.

O levantamento da Conab mostra que a área total de plantio de grãos cresceu 4,2% em relação à safra passada (50,89 milhões de hectares) e chegou a 53,04 milhões hectares. As culturas de soja e milho obtiveram também os maiores aumentos de área plantada. A expansão da área da soja foi de 10,7% (de 25 milhões para 27,71 milhões de hectares). A área do milho de segunda safra cresceu 13,4% (de 7,62 milhões para 8,64 milhões de hectares).

Para realizar o sétimo levantamento de safra os técnicos da Conab foram a campo entre 18 a 22 de março, quando entrevistaram a aplicaram questionários aos representantes de cooperativas, de secretarias de agricultura e órgãos e instituições rurais da iniciativa pública e também da privada dos principais polos agrícolas do País.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.