O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra da Vale Cubatão Fertilizantes pela norueguesa Yara International. A decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 20.
O negócio foi anunciado em novembro passado, no valor de US$ 255 milhões. A unidade da Vale em Cubatão (SP) é responsável pela produção de fertilizantes à base de nitrogênio e de fosfato.
Em comunicado ao mercado, em novembro, a Yara International afirmou que a aquisição faz parte do plano de crescimento de longo prazo da empresa no País. “Com mais esse aporte, que inclui também a produção de nitrogenados, a Yara aumenta sua presença na produção nacional e passa a oferecer um portfólio mais completo e adequado às demandas dos agricultores brasileiros e clientes industriais.”
Para a Vale, a venda da unidade de fertilizantes em Cubatão faz parte do plano da empresa sair de negócios considerados não estratégicos. Quando do anúncio da operação, a companhia informou que “esse é mais um passo na direção da redução da alavancagem da Vale, pois os recursos recebidos irão reduzir o endividamento da companhia”.
De acordo com informações da Yara, a aquisição inclui o complexo de nitrogênio e fosfatos da Vale, que tem uma capacidade de produção anual de cerca de 200 mil toneladas de amônia, 600 mil toneladas de nitratos e 980 mil toneladas de fertilizantes fosfatados.
Ainda segundo a companhia norueguesa, em 2016 o complexo de Cubatão comercializou aproximadamente 1,3 milhão de toneladas de nitrogênio e produtos fosfatados, gerando receita líquida de US$ 413 milhões.
Explosões em Brasília reforçam tensão política e devem intensificar reação do STF
Barroso liga explosões no STF a atos de bolsonaristas e rechaça perdão pelo 8 de janeiro
Autor de explosões em Brasília anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Musk anuncia recrutamento de “superdotados” para o Departamento de Eficiência Governamental
Deixe sua opinião