• Carregando...

A redução na oferta global de café continua pesando sobre os preços do produto e influenciando as cotações no mercado internacional em Nova York. A saca de 60Kg do grão beneficiado no Paraná acumula alta de 25% em relação ao ano passado. Em abril de 2013, o produto valia R$ 279,14 e agora está cotado a R$ 372, 11 no mercado. “A partir de janeiro, o mercado trabalha num patamar que dá renda positiva para o produtor”, avalia o agrônomo Paulo Franzini, técnico da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná. Segundo Franzini, a queda nos preços em 2013 não teve razão lógica, pois não havia excesso de produção, sendo que o achatamento do mercado se deveu mais à especulação que por fundamentos. “Com a divulgação de que os números estariam achatados devido à quebra da safra brasileira, o mercado reagiu muito rápido”, afirma.

De acordo com dados da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), em 2014 o Paraná deverá colher produção atípica de 650 mil sacas de 60 Kg de café beneficiado, 61% menor que a do ciclo anterior.

1,61 milhão de sacas de café foram colhidas pelo Paraná no ano passado. Com a oferta ampliada, houve forte redução nos preços, desestimulando os produtores. No Paraná, a colheita também foi reduzida este ano por duas geadas ocorridas em 2013.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]