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Empresa de café muda estratégia e foca no mercado interno

O Brasil é o segundo maior produtor de café do mundo. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
O Brasil é o segundo maior produtor de café do mundo. (Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo)

Do tipo exportação para os supermercados de todo o país. De olho no crescimento do segmento de cafés especiais no Brasil, o Café Orfeu decidiu mudar sua estratégia comercial e apostar no mercado interno, atualmente o segundo maior produtor mundial. Se, hoje, cerca de 90% de sua produção são direcionados a mercados como Japão, Estados Unidos e Itália, a empresa pretende destinar 100% ao Brasil nos próximos cinco anos, com foco no Rio de Janeiro. Para isso, está relançando sua marca e criando novos produtos e sabores.

Para isso, a companhia iniciou um processo de ampliação. De acordo com Amanda Dias Capucho, diretora-geral da companhia, a empresa pretende dobrar a capacidade de produção até 2018, que hoje é de 25 mil sacas por ano. Uma saca equivale a 60 quilos. Além disso, diz ela, a empresa investiu em novas tecnologias de plantação e na compra de máquinas e de fazendas. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Café (Abic), o mercado brasileiro de café deve crescer 7,7% e gerar uma receita de R$ 20 bilhões até 2019.

“A ampliação faz parte do plano de relançamento da marca, que nasceu há onze anos. Nosso foco é que a produção seja integralmente destinada ao mercado nacional. Para isso, estamos com esforço grande de marketing. O café especial no Brasil vem crescendo cerca de 30% a 40% ao ano. É uma categoria importante. Isso porque o café é como o vinho. É um trabalho muito artesanal”, disse Amanda.

O Café Orfeu nasceu nas Fazendas Sertãozinho, entre o Sul de Minas Gerais e a região de Mogiana, em São Paulo. É nesse local que o café passa pelo processo de torrefação. Segundo Amanda, todo o café da companhia conta com denominação de origem, chancela que atribui ao produto colhido naquela região características específicas. Com 320 funcionários, Amanda destaca que a empresa está selando uma séria de parcerias com redes varejistas, como Pão de Açúcar.

“O objetivo é chegar a mais 500 pontos de vendas até o ano de 2017. O Rio de Janeiro é um dos focos para a nossa marca. Estamos conversando com as redes de varejo. Para isso, estamos investindo na atualização de logomarca, modernização das embalagens e criando a campanha “Motivos para descobrir Orfeu”. Para isso, estamos lançando novos blends (combinações), como o intenso e o orgânico”, disse Amanda, destacando que a marca conta ainda com linhas de grão torrado, moído, em sachês e em cápsulas.

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