A área destinada ao café na safra 2015 no Paraná deve crescer 27,3% em comparação a área colhida na última temporada. De acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira (13) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em parceria com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a cultura deve ocupar uma área total de 53,9 mil hectares, sendo 42,3 mil hectares em produção e 10,6 mil hectares em formação – novos plantios e área de lavouras adultas e manejadas com poda, as quais não terão colheita nessa safra.
Caso o clima colabore, a produção pode alcançar 1,1 milhão de sacas de 60 quilos, praticamente o dobro em relação as 557 mil sacas colhidas na última safra. Na temporada 2014, a produção de café ficou bastante abaixo do normal devido à forte geada ocorrida em 2013 que afetou o potencial de produção.
O Norte Pioneiro do Paraná, mesorregião formada por 46 municípios, será responsável por 57% da produção prevista para 2015. A região vem se destacando pela melhor adoção de tecnologia visando o aumento da produtividade e melhoria da qualidade, maior grau de mecanização nas lavouras e processamento, bem como pela organização dos produtores e da produção.
O Paraná é responsável por 2,25% da produção de café no país. Nesta safra, o Brasil deve dedicar 1,94 milhão de hectares a cultura e colher entre 44 e 46 milhões de sacas de café beneficiado.
Direita vê ação contra militares como “cortina de fumaça”; governistas associam caso a Bolsonaro
O que diz o relatório da PF que levou à prisão de militares por plano de morte de Lula e Moraes
PF diz que Braga Netto foi peça-chave em suposto plano de golpe de Estado
Quem são os secretários escolhidos por Trump para compor o governo dos EUA a partir de 2025