Foi lançado no último sábado (30) em Marechal Cândido Rondon (Oeste) o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) do Paraná. A plataforma permite aos produtores fazer o registro das propriedades e se adequar as normas do Novo Código Florestal. O anúncio foi feito pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, juntamente com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.
Na prática, o SiCAR permite que o cadastramento dos dados das propriedades sem necessidade de acesso a Internet. A conexão é necessária apenas para envio das informações a um sistema online, que ainda não está em funcionamento. Faltam uma instrução normativa e um decreto presidencial para consolidar o cadastro dos imóveis rurais.
O Paraná já está articulando estratégias para agilizar o cadastramento. Por meio de parcerias com outras instituições ligadas ao agronegócio estadual, o estado está capacitando 1,5 mil técnicos que vão auxiliar e orientar os proprietários de terra no processo de registro. Estima-se que 532 mil propriedades serão registradas no novo sistema.
O download do SiCAR pode ser feito no site: www.car.gov.br
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast