• Carregando...

A suinocultura do Brasil começou a semana dando um passo promissor. A Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) informou confirmou ontem a aprovação sanitária do governo do Japão ao alimento com origem em Santa Catarina. Ainda restam trâmites burocráticos para que o comércio comece efetivamente, mas a associação projeta que já em 2013 o Brasil atenda 15% das compras japonesas desse tipo de carne ou 120 mil toneladas.

Na reunião da Comissão de Risco de Sanidade Animal do Japão, realizada ontem em Tóquio, o processo de avaliação de risco deu condição favorável à compra de carne proveniente de Santa Catarina porque o estado é único do país livre da febre aftosa sem vacinação. O próximo passo é a negociação de um certificado sanitário internacional, que garanta o cumprimento das exigências de compra dos orientais. Na sequência, autoridades japonesas vão listar uma série de abatedouros que atendam os pré-requisitos de higiene e qualidade.

Atualmente. o Brasil fornece aves aos japoneses. Cerca de 90% do volume dessa carne in natura comprado pelos japoneses têm origem brasileira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]