• Carregando...

O mapa agrícola de São Paulo é marcado pelo binômio laranja-cana, mas encontra espaço também para outras atividades. O estado, que é o maior produtor nacional desses dois produtos, também é o sétimo em produção de grãos, além de ser referência em pesquisa agrícola. O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) faz de Piracicaba, na região central do estado, um dos principais polos de geração de informação agrícola do país. "Isso se torna ainda mais importante em tempos de crise, pois nesses momentos a demanda por informação cresce muito. Percebemos isso diariamente. O agronegócio certamente está sentindo a crise econômica, mas não vemos isso com pessimismo. Vemos como uma janela de oportunidades", diz a pesquisadora Ana Paula Silva.

O principal objetivo do Cepea é funcionar como um centro de inteligência agrícola, subsidiando sociedade, governo e setor produtivo com informações para a elaboração de estratégias de produção e identificação de oportunidades de negócios. As atividades envolvem cerca de 140 pessoas, entre professores, pesquisadores, profissionais e estagiários, além de 4,5 mil colaboradores (produtores e profissionais consultados periodicamente).

Através de pesquisas diárias sobre as principais cadeias produtivas, o Cepea elabora indicadores de preços de produtos, insumos e de serviços que buscam refletir o movimento do mercado físico. São 24 produtos pesquisados. A principal função dos indicadores é analisar tendências de preço e ajudar os agentes de mercado na tomada de decisão, explica Lucílio Alves, pesquisador da área de grãos e fibras do Centro. "Mas em alguns casos, como o do boi e do milho, o indicador Cepea é usado como base para a liquidação financeira de todos os contratos negociados na BM&F", afirma.

No geral, as pesquisas dão ênfase a temas ligados ao meio rural, mas não excluem outros setores econômicos com ligações diretas ou indiretas com o agronegócio. A relação entre agronegócio e macroeconomia, por exemplo, é acompanhada pela equipe que elabora mensalmente, em conjunto com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB do setor. Temas como meio ambiente, energia, saúde, nutrição, educação, segurança e a evolução dos padrões de qualidade de vida no meio rural e na sociedade em geral também têm destaque na pauta de pesquisas do Cepea.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]