O início do plantio da segunda safra de milho abre a temporada dos grãos de inverno. A consultoria Safras & Mercado avalia que o Centro-Sul já plantou 3,1% da área que será destinada ao cereal – no rastro da colheita da soja. E indica que esse arranque foi antecipado. Nesta época de 2013, o índice de área plantada limitava-se a 0,8%.
A Safras & Mercado trabalha com previsão de que a área do milho de inverno caia de 7,97 milhões para 7,80 milhões de hectares. Os trabalhos avançam mais rapidamente em Mato Grosso (8% dos 2,66 milhões de hectares) do que no Paraná e em Mato Grosso do Sul (1% de 1,930 milhão e 1,473 milhão de hectares a serem cultivados, respectivamente).
Os números indicam que menos da metade da área liberada com a colheita da soja foi imediatamente semeada com milho. A tendência é que a semeadura do cereal avance rapidamente. A colheita do milho de verão também está em fase inicial, em época igual à do ano passado, e liberou 0,3% de 4,84 milhões de hectares. Essa área deve ser destinada a outras culturas ou ao plantio de coberturas.
Área livre
500 mil hectares estão livres para plantio de milho de inverno somente em Mato Grosso e Paraná, considerando a área da soja colhida. Porém, menos da metade dessas terras (240 mil hectares) foi semeada até a última semana.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia