• Carregando...

A Expedição Safra Gazeta do Povo foi lançada em 2005/06 com um roteiro que abrangia apenas o Paraná. Em sua sexta edição, com o tema "Agro¬negócio sustentável, moderno e globalizado", o projeto vai chegar à China, principal país importador da soja brasileira.

Técnicos e jornalistas vão mostrar como funciona o mercado chinês, que deve absorver 59% da oleaginosa comercializada no mundo na safra 2011/12.

O roteiro vem sendo ampliado ano após ano. Passou a abranger 12 estados brasileiros, onde as equipes produzem reportagens e trabalham com projeções técnicas (indicadores de plantio e colheita). A Expedição realiza ainda, anualmente, incursões pelos Estados Unidos, Argentina e Paraguai, países que, pela produção e pela concentração de negócios, influenciam decisivamente o mercado de commodities agrícolas em que o Brasil está inserido.

Na última safra, além do roteiro consolidado (Brasil, EUA, Argentina e Paraguai), a Expedição Safra percorreu a quatro países da Europa (Alemanha, Bélgica, Holanda e França). O trabalho mostrou os desafios que o setor produtivo brasileiro enfrenta para exportar grãos para a Uniao Europeia, a região importadora mais exigente do mundo.

"Apesar da importância enquanto mercado consumidor, a China ainda é um grande desconhecido do agronegócio brasileiro", afirma o coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira. Ele destaca que o equilíbrio da economia do Brasil como um todo depende desse setor, que vem ganhando espaço cada vez maior no comércio internacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]