Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notícias

Chuvas atinge qualidade do milho safrinha em MT e PR

A qualidade do milho safrinha do Mato Grosso, maior produtor nacional do grão, está em risco por conta das chuvas atípicas. Apesar da alta produtividade das lavouras – média de 110 sacas por hectare, os produtores estão colhendo grãos com inúmeros defeitos, segundo relatório do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). O produto avariado é desconto do valor pago no momento da entrega.

Até o momento, 47,5% da área plantada com milho safrinha no Mato Grosso já foram colhidas, índice semelhante ao registrado no ano passado nesta mesma época do ano.

No Paraná, segundo produtor do país, também existe preocupação com a qualidade por conta das chuvas motivadas pelo fenômeno El Niño. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), o estágio atual das lavouras faz com que o excesso de umidade aumente as chances de doenças. A colheita no estado está em 255 da área plantada com o cereal.

31 milhõesde toneladas de milho safrinha devem ser produzidos por Mato Grasso e Paraná nesta safra. O estado mato-grossense irá contribuir com 20,33 milhões de toneladas, enquanto os produtores paranaense devem colher 10,8 milhões de toneladas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.