A colheita de milho verão entra na reta final no Paraná. Boletim semanal divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), indica que as máquinas já avançaram por 98% das lavouras. Com isso o estado caminha para uma primeira safra de 4,6 milhões de toneladas do cereal.
O volume colhido será 14% inferior ao registrado em 2013/14, puxado pela retração de 18% na área, para 542 mil hectares. No contraponto a produtividade das lavouras será 5% maior, chegando a 8,6 mil quilos por hectare.
Feijão
A colheita da segunda safra de feijão do ciclo 2014/15 também engrena no estado. Conforme o Deral, até o dia 04 de maio o trabalho de campo avançou por 38% do total de 215 mil hectares, consolidando um avanço de dez pontos porcentuais em uma semana.
A produção esperada é de 409 mil toneladas – um avanço de 2% ante a safra anterior. O crescimento é favorecido por um ganho de 25% na produtividade média, que chega a 1,9 mil quilos por hectare.
Trigo
A semeadura da safra de inverno também engrena. O Deral indica que o plantio de trigo já chegou a 30% do 1,3 milhão de hectares previstos para este ciclo. As condições climáticas seguem favoráveis e 99% das lavouras plantadas tem qualidade boa ou excelente, aponta a entidade.