A colheita do milho safrinha (segunda safra) avançou três pontos porcentuais em uma semana e chegou a 8% do 1,9 milhão de hectares cultivado no estado, aponta relatório atualizado do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab). Os números correspondem ao trabalho de campo feito até ontem (30).
Apesar das chuvas registradas nas últimas semanas a condição das lavouras continua favorável. O Deral indica que 88% dos campos dedicados ao cereal estão em condições boas. A expectativa é de que o estado colha 9,9 milhões de toneladas na safrinha.
Também foi registrado avanço na colheita do feijão segunda safra e 96% dos 264 mil hectares já foram retirados dos campos. Calcula-se que há potencial para produzir 416 mil toneladas do produto neste ciclo.
Plantio
O boletim também aponta incremento de seis pontos porcentuais no plantio de trigo, que chega a 88% do 1,3 milhão de hectare projetado para este ciclo. Até agora 89% das lavouras apresentam boas condições.