A colheita de soja atingiu 1% da área total no Paraná na última segunda-feira (12), de acordo com relatório do Departamento de Economia Rural  (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A proporção representa 45,8 mil hectares. O estado dedicou 5 milhões de hectares a oleaginosa.

CARREGANDO :)

Entre os 19 núcleos regionais que compõem o estado, cinco já estão com as máquinas no campo. O mais avançado é em Cascavel com 16,5 mil hectares colhidos, seguido por Toledo com 13,9 mil hectares. Pato branco registra 8,9 mil hectares, enquanto Campo Mourão 6,1 mil ha e Francisco Beltrão 254 hectares. Com o bom clima na maioria das regiões, o trabalho deve avanças significativamente nas próximas semanas.

Ainda de acordo com o documento da Seab, 89% das lavouras de soja estão em boas condições, 10% em situação razoável e apenas 1% em condição ruim.

Publicidade

No milho, apenas duas regionais - Pato Branco e Francisco Beltrão – iniciaram a colheita, no total de 798 hectares. O Paraná plantou 536 mil hectares com o cereal.