• Carregando...
Cereal é plantado e colhido antes da oleaginosa. Produção nos EUA deve superar as 365 milhões de toneladas neste ano. | Christian Rizzi / Gazeta Do Povo
Cereal é plantado e colhido antes da oleaginosa. Produção nos EUA deve superar as 365 milhões de toneladas neste ano.| Foto: Christian Rizzi / Gazeta Do Povo

Os Estados Unidos deram a largada com a colheita da safra 2013/14, mas com atraso. Por causa do plantio tardio, os trabalhos de retirada do milho das lavouras seguem muito abaixo do registrado nesta época do ano passado e também em relação à média dos últimos cinco anos, conforme relatório do Usda, o Departamento de Agricultura do país. Segundo o órgão, 4% do terreno do cereal foram colhidos até o último domingo, contra 24% em 2012. Ao contrário deste ano, na temporada passada, os produtores do Hemisfério Norte conseguiram antecipar o plantio de verão, o que acabou agravando a quebra de safra. A média de colheita de 2008 a 2012 nesta época é de 10%.

Apesar dos problemas pontuais com o clima no ciclo atual, os EUA devem elevar substancialmente seus estoques. O Usda aponta colheita de 351 milhões de toneladas de milho e 85 milhões de toneladas de soja neste ano. O mercado, no entanto, já trabalha com projeções um pouco mais pessimistas, especialmente para o cereal. Apostam em uma safra em torno dos 345 milhões de toneladas do grão, menor do que o potencial, mas muito acima do volume alcançado no ano passado: de 273,8 milhões de toneladas.

Soja atrasadaPlantada depois do milho, a soja ainda não começou a sair dos campos norte-americanos e a tendência é que o próximo relatório de condições das lavouras  não mostre o indicador de colheita da oleaginosa, pois as plantações estão com desenvolvimento atrasado. Conforme o Usda, até domingo, 26% da área cultivada estavam em maturação. No ano passado, o índice era de 54% e a média de cinco anos, 35%. Além disso, nesta mesma época de 2012, 10% do terreno plantado com soja já haviam sido colhidos.

Apetite chinêsEnquanto as máquinas não ganham ritmo no Meio-Oeste norte-americano, os maiores consumidores de soja do planeta correm para garantir seu abastecimento. Nesta quarta-feira (18), a China efetuou a quinta maior compra nos Estados Unidos. O país fechou negócio para importar 2,112 milhões de toneladas do produto, que devem ser entregues ao longo do ciclo 2013/14.

Na última segunda-feira, chineses firmaram acordo com exportadores dos EUA para comprar 4,83 milhões de toneladas de soja. A operação deve movimentar US$ 2,8 bilhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]