Produtores de Mato Grosso já plantaram 99,8% da área estimada para o milho de inverno, apontou ontem o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Estima-se que o cereal cobre 3,2 milhões de hectares, com redução de 12% comparação com o recorde de 2012/13.
Além de preços desanimadores, os produtores enfrentaram problemas climáticos, que adiaram o plantio na comparação com o ano passado. A tarefa foi prejudicada por chuvas intensas em meados de fevereiro, que se estenderam até março.
Com a produtividade média estimada em 87,6 sacas/hectare, a produção poderá somar 17 milhões de toneladas, recuo de 24%, segundo o Imea. O Mato Grosso é o maior produtor de milho do Brasil no inverno.
No verão, o estado é líder na soja, cuja colheita está sendo encerrada. Diferente do milho, a oleaginosa confirma produção recorde, de 26,8 milhões de toneladas. Esse volume, também estimado pelo Imea, representa aumento de 13% sobre a temporada anterior.
Transição
92,5% da área da soja estão colhidos em Mato Grosso, num momento em que o plantio de milho chega a 99,8%, conforme levantamento do Imea.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião