• Carregando...

As adversidades climáticas em várias regiões do país, inclusive na colheita, fizeram com que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduzisse mais uma vez a estimativa da produção brasileira de soja. De acordo com o 6º levantamento divulgado pelo órgão, nesta terça-feira (10), o Brasil deve colher 93,26 milhões de toneladas. No relatório anterior, em fevereiro, a projeção era para 94,58 milhões de toneladas de oleaginosa, enquanto em janeiro, o documento trazia o número de 95,9 milhões de toneladas. Mesmo assim, a estimativa atual apresenta um aumento de 7,14 milhões de toneladas (8,3%) em relação à safra passada.

No milho verão, a estimativa do órgão é de que o país retire 31,65 milhões de toneladas. A quantidade é 1,93 milhão de toneladas a menos que a safra anterior (6,1%).

Considerando os 15 grãos, a Conab estima que a safra brasileira 2014/15 atinja 198,5 milhões de toneladas. A previsão atual é 1,5 milhão de toneladas inferior ao levantamento de fevereiro, quando trouxe estimativa de 200 milhões de toneladas. No início do ano, no relatório de janeiro, a estimativa era atingir 202,18 milhões de toneladas. Mesmo assim, a projeção atual é 4,98 milhões de toneladas a mais em comparação com a temporada passada, quando foram colhidas 193,5 milhões.

A área destinada ao plantio de grãos deve ser praticamente a mesma que a da última safra, chegando a 57,03 milhões de hectares. Dentre as principais culturas, a soja deve ocupar 31,33 milhões de hectares. A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 28 de fevereiro.

Expedição Safra

A estimativa para safra de grãos 2014/15 da Expedição Safra Gazeta do Povo, definida ainda na fase do plantio, permanece em 202 milhões de toneladas. Desde a segunda quinzena de janeiro, as equipes do projeto estão percorrendo os estados produtores para verificar a condição das lavouras e, caso necessário, reajustar o indicador total da safra, inclusive porque ainda existem dúvidas quanto as áreas que serão dedicadas ao milho safrinha e ao trigo.

Até o momento, com dados dos nove estados já visitados (serão 16 no total), incluindo os três principais produtores, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, a estimativa da produção de soja foi reduzida de 96,1 milhões de toneladas para 93,2 milhões de toneladas. Porém, esse número ainda não é fechado e depende dos dados dos demais estados que serão percorridos pelas equipes do projeto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]