O aumento do registro de roubos a propriedades rurais na Região Norte do estado fez com que os produtores se reunissem para criar o primeiro Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Rural do Paraná. A entidade, cuja administração é independente, tem como objetivo principal orientar os agricultores quanto a medidas preventivas.
“O homem do campo é muito ingênuo, acredita em tudo. É preciso mudar essa atitude para combater a criminalidade”, afirma o presidente do Sindicato Rural de Apucarana, Jorge Nishikawa, que também é vice-presidente do Conseg Rural.
Por meio de uma parceira com a entidade, a Polícia Militar fará palestras para a comunidade agrícola da região de Apucarana. Além disso, uma cartilha com informações que vão desde orientações quanto à arquitetura da propriedade para dificultar a aproximação de ladrões até a necessidade de anotar atitudes suspeitas será distribuída.
O Conselho também será responsável por cobrar das autoridades mais policiamento nas estradas de acesso às fazendas. Segundo o vice-presidente da entidade, as propriedades são isoladas, suscetíveis a roubos. “A Patrulha Rural Comunitária é muito deficiente. Vamos cobrar das autoridades reforço no efetivo. Espero que essa nossa experiência incentive agricultores a criarem outros Consegs rurais no estado.”