A consultoria norte-americana Informa Economics soltou no início da tarde desta sexta-feira (11) um relatório especial com projeções de área, rendimento e produção para soja, milho, trigo e algodão. Os números tentam suprir o mercado com informações atualizadas, já que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) cancelou a divulgação do relatório de oferta e demanda mundial, que estava programado para esta semana.
Um dos números mais aguardados pelo mercado é referente à produção de soja e milho dos Estados Unidos. A estimativa da empresa é que o país retire do campo 86,44 milhões de toneladas do produto. O Usda indicava no mês passado colheita de 85,6 milhões de toneladas. A projeção da Informa confirma a expectativa do mercado, que já vinha trabalhando com otimismo em relação à oferta norte-americana, por isso a queda recente nos preços da oleaginosa na Bolsa de Chicago.
O aumento na previsão de produção dos Estados Unidos se deve a uma revisão nos índices de produtividade das plantações do país. Segundo a consultoria, os produtores do Hemisfério Norte vão retirar em média 2,81 mil toneladas de soja por hectare nesta temporada, praticamente a mesma do ciclo 2010/11. Em setembro, o Usda apontava para produtividade de 2,77 mil quilos por hectare.
O quadro de oferta do milho norte-americano também teve aumento na expectativa de produção. A Informa aposta que a colheita do cereal vai alcançar 355,874 milhões de toneladas no país – 4,24 milhões de toneladas a mais do que as 351,63 milhões de toneladas previstas pelo Usda no mês passado.