A consultoria INTL FCStone reajustou para cima a safra de soja na revisão de março. De acordo com a empresa, a produção da oleaginosa será de 93,1 milhões de toneladas, retornando ao projetado no início deste ano. Em fevereiro a consultoria estimou produção total brasileira em 92,8 milhões de toneladas, devido aos impactos climáticos.
Os cálculos deste mês tiveram como base o incremento verificado no rendimento do segundo e terceiro maiores estados produtores de soja, Paraná e Rio Grande do Sul, respectivamente, que contaram com condição favorável ao desenvolvimento das lavouras.
“No Rio Grande do Sul, a colheita está apenas no início, mas a situação no campo é muito otimista. O clima contribuiu para o crescimento saudável das plantas em todas as fases de desenvolvimento e a produtividade média esperada é de 2,90 ton/ha, com produção recorde de quase 15 milhões de toneladas”, destacou o relatório da consultoria.
No Mato Grosso, maior estado produtor da oleaginosa, a produtividade se manteve inalterada em relação à estimativa anterior, o que resulta em pouco mais de 27 milhões de toneladas produzidas. Já em Goiás, estado prejudicado pelas altas temperaturas e pela redução no volume de chuvas, o potencial produtivo da lavoura foi agravado. A média de precipitação acumulada do mês de janeiro deste ano na localidade ficou muito abaixo do valor histórico para o período, de 189 mm.
No milho, a revisão da área plantada e também da produtividade aumentaram a expectativa para a safra 2014/15. De acordo com a da consultoria INTL FCStone, a produção do cereal deve atingir pouco mais de 29 milhões de toneladas no ciclo de verão, após leves ajustes na área e no rendimento da região Sul do país. Em fevereiro, o número apresentado estava em 28,7 milhões de toneladas.
Redução
Já a consultoria Informa Economics reduziu sua estimativa para a produção de soja no Brasil. A empresa reduziu a projeção para a soja para 92,5 milhões de toneladas, ante 93,5 milhões anteriormente, citando chuvas abaixo do normal em algumas áreas produtivas durante a fase de enchimento de grãos.
No milho, a Informa reduziu a previsão de safra em 450 mil toneladas para 72,4 milhões de toneladas.Expedição Safra
A estimativa para safra de grãos 2014/15 da Expedição Safra Gazeta do Povo, definida ainda na fase do plantio, permanece em 202 milhões de toneladas. Desde a segunda quinzena de janeiro, as equipes do projeto estão percorrendo os estados produtores para verificar a condição das lavouras e, caso necessário, reajustar o indicador da atual safra. Até o momento, com dados dos nove estados já visitados (serão 16 no total), incluindo os três principais produtores, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, a estimativa da produção de soja está em 93,3 milhões de toneladas. Porém, esse número ainda não é final e depende dos dados dos demais estados que serão percorridos pelas equipes do projeto.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião