A Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense (Copasul) perdeu nesta terça-feira (24) o seu presidente, Sakae Kamitani, 86 anos. O falecimento ocorreu às 5h40, no Hospital Evangélico de Dourados, no Mato Grosso do Sul.
Ele sofreu uma queda em casa no domingo (22) à noite. Após o internamento e exames, os médicos constataram a necessidade de fazer uma cirurgia. O presidente da Copasul chegou a fazer o procedimento, mas logo após veio a falecer.
Kamitani, que atualmente também era vice-prefeito de Naviraí-MS, é um dos pioneiros da agricultura no Mato Grosso do Sul e um dos fundadores da Copasul. Mesmo aos 86 anos ele seguia com sua rotina diária na sede da cooperativa.
Em sua página na internet, a cooperativa lamentou a morte de seu presidente. “Era atuante em todas as decisões da Copasul e uma figura carinhosamente reconhecida por cada um dos quase 500 colaboradores”, diz o texto.
“Os que puderam conviver com ele, guardam a lembrança de alguém cheio de simplicidade, mas com capacidade visionária que marcou a história da Naviraí, do Mato Grosso do Sul, do cooperativismo e da imigração japonesa no Brasil”, continua o documento.
O corpo de Sakae Kamitani foi sepultado na tarde desta quarta-feira (25), no Cemitério Municipal de Naviraí.