A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) concedeu nesta quinta-feira (09) autorização comercial para uma variedade de soja resistente aos herbicidas 2,4-D e glufosinato de amônio. A cultivar foi desenvolvida pela multinacional norte-americana Dow AgroSciences e faz parte de um pacote tecnológico voltado ao controle de ervas daninhas resistentes ao herbicida glifosato.
O sistema é chamado de Enlist e vem sendo desenvolvido pela empresa há mais de dez anos. Além da semente de soja, também serão lançados novas e cultivares de milho e algodão. Também serão comercializados novos defensivos. Dentre os químicos que vão chegar ao mercado está uma nova formulação do herbicida 2,4-D, um velho conhecido dos produtores rurais.
A estratégia para a implantação da nova tecnologia no mercado brasileiro também envolveu a aquisição da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec), de Cascavel (Oeste), em meados do ano passado. A transação foi concluída em janeiro, após aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A empresa já declarou que o pacote completo de produtos Enlist deve ficar disponível para o mercado brasileiro em 2016. Neste momento a multinacional não se pronuncia sobre o assunto em virtude do período obrigatório de silêncio para a divulgação de resultados financeiros.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas