A bateria de debates sobre o escoamento da safra de grãos 2013/14 e a construção de armazéns, promovida pelo Ciclo de Palestras Informação e Análise do Agronegócio, da Gazeta do Povo, terá edição conclusiva nesta quinta-feira (12), em Curitiba. A discussão percorreu Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel e agora reúne representantes do governo, de instituições financeiras e do setor produtivo para esclarecer a viabilidade e o ritmo dos projetos de investimento.
O problema da falta de armazéns para abrigar a safra recorde de soja atinge com pesos diferentes cada região e cada unidade produtiva do Paraná. Os investidores precisam avaliar em quanto tempo terão o retorno do capital necessário à construção de silos e secadores, aponta o analista Eugênio Stefanelo, técnico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), um dos palestrantes do Ciclo.
Os gargalos relacionados ao escoamento e à armazenagem serão debatidos entre especialistas, agricultores, representantes do governo e agentes de instituições financeiras. O setor vive um momento crucial para a expansão da estrutura de armazenagem, diante da disponibilidade de R$ 5 bilhões em financiamentos para 2013/14.
Além do técnico da Conab, participam representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonia (Appa). O superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, conta que o Porto de Paranaguá está implantando mudanças que prometem aliviar não só a fila de caminhões, mas também a de navios.
O debate contará com a participação do coordenador do Agronegócio na Gazeta do Povo, Giovani Ferreira, que falará sobre as previsões para a temporada 2013/14 e as implicações do crescimento da produção de grãos. “A expansão da safra deu um salto de 65 milhões de toneladas em cinco anos e novos recordes devem ser quebrados”, aponta Ferreira.
Serviço
O debate final do Ciclo de Palestras será quinta-feira (12), às 8 horas, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR), Rua Dr. Zamenhof, 35, Alto da Glória.