Ele não planta milhares de hectares e nem colhe milhões de toneladas. Também não é nenhum Olacyr de Moraes ou então Blairo Maggi, conhecidos entre os maiores plantadores de soja do planeta. Alisson Alceu Hilgenberg, de Ponta Grossa (PR), nos Campos Gerais, ficou conhecido pelo rendimento em milhares de quilos por hectares. Com 141,79 sacas ou 8.507,4 quilos por hectare, o produtor foi o grande vencedor do Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja no ciclo 2014/15 e se tornou o novo ‘rei da soja’ do concurso organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB).
Milhares de produtores começam a usufruir das possibilidades oferecidas pelas tecnologias móveis, como o agricultor Waldelon Gomes que precisa apenas de alguns toques na tela do celular para apresentar os 500 hectares dedicados a soja na fazenda localizada em Indiara (Goiás). Conheça uma série de aplicativos que facilitam a vida do produtor:
Ao longo do roteiro de 3 mil quilômetros pelo Meio-Oeste, o coração do cinturão de produção dos Estados Unidos, equipe da Expedição Safra encontrou montanhas de milho a céu aberto nos pátios de cooperativas e cerealistas, muitas vezes debaixo de chuva. A “exposição” do cereal as intempéries climáticas é reflexo da falta de espaço suficiente nos armazéns para estocar a safra. Veja fotos da produção norte-americana sem o abrigo ideal.
Centenas de pessoas entram diariamente na plantação de trigo de Prudentópolis (Centro-Sul do Paraná) onde apareceram marcações atribuídas a alienígenas. Em nome da curiosidade, as pessoas destroem parte da lavoura, afirma o proprietário do terreno e radialista Tito Santini. Uma equipe do Agronegócio Gazeta do Povo visitou o local.
Novo frigorífico de frango em Piraí do Sul (Campos Gerais), com aplicação de R$ 200 milhões por investidores europeus, promete faturamento de R$ 160 milhões a partir do terceiro ano e deve abrir vantagem do Paraná enquanto líder nacional na produção e na exportação da carne.
O Paraná começa a sentir os efeitos do bloqueio de rodovias e da paralisação articulada por caminhoneiros e transportadores nas principais rodovias do estado. O maior risco é para cargas perecíveis, como leite e carnes, bem como o frete de insumos para a ração desses animais.
A cadeia leiteira dos Campos Gerais do Paraná prova que para produzir com qualidade e escala não é preciso recorrer a enormes pastos lotados de vacas. Apostando em tecnologia de ponta e práticas pioneiras de manejo, a atividade conquista eficiência da ordenha aos laticínios. O desempenho se traduz em produtividades que superam com folga a média nacional, estabelecendo um círculo virtuoso que coloca as fazendas da região na vanguarda nacional da produção.
A Araucária faz parte do dia a dia dos paranaenses, mas há vários fatos pouco conhecidos sobre a árvore e sua famosa semente, o pinhão. Algumas dessas curiosidades foram listadas pelo portal AgroGP.