A Gazeta do Povo concluiu mais uma etapa do projeto Rumos da Safra, um levantamento técnico-jornalístico inédito sobre a produção de grãos no Paraná. Com apoio da Federação da Agricultura (Faep) e da Organização das Cooperativas (Ocepar), o jornal foi a campo ouvir produtores e lideranças do agronegócio no Paraná e no Mato Grosso. Foram percorridos 10 mil quilômetros. A sondagem ouviu agricultores e visitou propriedades e cooperativas em dezenas de municípios.
O resultado começa a ser traduzido na edição de hoje, numa série de reportagens no Caminhos do Campo. Serão três edições para retratar o desempenho da produção de grãos no estado, que depois de dois anos de crise entra num processo de recuperação.
As reportagens finalizam um trabalho de acompanhamento da safra, iniciado em setembro do ano passado, quando a equipe foi a campo antecipar as tendências do atual cultivo. Seis meses depois, o resultado da produção endossa os números tabulados e as previsões feitas pelo Rumos da Safra no início do ciclo, quando o agricultor apenas iniciava o plantio de verão.
A conclusão é que a safra 2006/07 devolve o otimismo ao setor, que comemora um bom ano na produção de grãos. A euforia, no entanto, é contida pelo passivo carregado das últimas safras, quando questões de clima e preço provocaram uma das maiores crises do agronegócio brasileiro.
Na edição de hoje o assunto é soja. Nas próximas publicações, dias 17 de abril e 1.º de maio, os temas serão o desempenho do milho primeira safra, incluindo a estimativa para o milho safrinha, e a participação dos agricultores do Paraná na produção agrícola do Mato Grosso.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas