A produção agrícola do mundo precisa aumentar 60% até 2050 para atender à população de 9 bilhões de pessoas no mundo – 2 bilhões a mais que o número atual –, de acordo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Neste cenário, a meta fixada pela entidade para o Brasil é o incremento de 40% da produção, o maior porcentual entre todos os países citados pela entidade.
Se o crescimento nacional continuar nos patamares das últimas décadas, a meta será alcançada. Em 1976, quando teve início a nova agricultura brasileira, o país produzia 46,9 milhões de toneladas de grãos e fibras. De acordo com levantamento da Expedição Safra Gazeta do Povo, a safra 2012/13 será de 185 milhões de toneladas, crescimento de 295% em relação à década de 70.
Ainda de acordo com o estudo da FAO, o Brasil tem papel fundamental como fornecedor de alimentos nas próximas décadas, por dispor de forte desenvolvimento do setor agrícola. Para a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), o aumento da produção de grãos pode ocorrer sem desmatamento e com o uso intensivo de novas tecnologias.
30 milhões de hectares podem ser irrigados no Brasil, de acordo com cálculo de representantes do agronegócio, rendendo uma safra a mais por ano nessas áreas.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião