Um dia de campo em Canarana, no Mato Grosso, marcará a abertura da segunda fase da Expedição Safra Gazeta do Povo 2011/12, que vai monitorar a colheita nacional de soja e milho. O evento, uma parceria com o Rally Ceagro, deve reunir 70 produtores, técnicos e profissionais do agribusiness na próxima quinta-feira. Além de receberem palestra e poderem aproveitar o encontro para a troca de informações, os participantes irão visitar propriedades de Canarana, Água Boa e Nova Xavantina, no leste mato-grossense.
Técnicos e jornalistas vão percorrer fazendas das principais regiões produtoras de soja de Mato Grosso até a próxima semana. Na sequência, passarão por Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, num roteiro de 7 mil quilômetros que abrange uma região responsável por 63% da produção nacional de grãos. Será possível verificar como a estiagem está afetando as lavouras do Sul do país em plena colheita.
Posteriormente, a Expedição irá visitar produtores, consultorias, cooperativas e instituições de pesquisa também em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia. Depois do giro nacional, o projeto segue para as lavouras dos países vizinhos Argentina e Paraguai. O encerramento da sondagem ocorre em maio quando uma equipe embarca para a China.
Esta é a segunda fase da Expedição 2011/12, que é a sexta edição do projeto. Entre outubro e novembro do ano passado, as equipes percorreram os mesmo 12 estados brasileiros para monitorar a fase do plantio da safra de verão, além dos Estados Unidos, que estavam colhendo milho e soja. Ao longo das cinco edições anteriores, a Expedição percorreu mais de 500 propriedades em 250 municípios de oito países em três continentes. Do plantio à colheita, a cada temporada as equipes percorrem cerca de 60 mil quilômetros.