Presidente da cooperativa que organiza o Show Rural, Grolli conta que a proposta do evento é discutir a sustentabilidade no campo a partir do tripé tecnologia, produtividade e meio ambiente.

CARREGANDO :)

O Show Rural é uma vitrine de tecnologia.

Mas o grande desafio é a transferência dessa tecnologia. O que é preciso para que ela chegue, rapidamente, ao produtor rural?

Publicidade

O principal objetivo do Show Rural é a apresentação e transferência de tecnologia ao produtor rural. Durante o evento o produtor observa os produtos e conhece a apresentação técnica. Ele consegue visualizar não a semente, mas sim o pé da soja ou do milho. E essa visualização é a maneira de tornar o agricultor mais receptivo à transferência da tecnologia para o campo. Nosso termômetro é a produtividade. Em 1989, na primeira edição do Show Rural, o rendimento da soja em algumas regiões era de 1,6 mil quilos por hectare e hoje supera 3,6 mil quilos por hectare. Essa é a prova de que está acontecendo a transferência de tecnologia. Os números provam isso.

O senhor acredita que o desafio ambiental, da preservação, também é o desafio da produtividade?

O mundo tem 5 bilhões de pessoas e em 2050 terá 9,1 bilhões. Será necessário o dobro de alimento para essa população e 80% do provimento virão do aumento de produtividade, tanto em grãos como em carne. Mas esse avanço só virá com novas tecnologias, que não agridem o meio ambiente. O tripé da produção é tecnologia, produtivi­dade e meio ambiente. A proposta do show rural é aliar os três itens.

Vivemos um momento de otimismo em relação à safra, mas de preocupação com os preços das commodities, em baixa. Como o senhor entende que o Show Rural vai absorver essa preocupação?

Existem três fatores positivos em 2010 relacionando com a safra de 2009. O custo de produção é 25% menor que na safra passada, a produtividade está sendo 20% maior e o custo de financiamento mais barato. Tudo isso está equilibrando e compensando a queda do preço no mercado internacional das principais commodities, como soja, milho e carne.

Publicidade

Alguma grande novidade que o senhor destacaria e que será apresentada no Show Rural deste ano?

São milhares de novidades. Afinal, são 342 empresas e todas vêm com inovações. Não há como destacar uma, mas sim o conjunto de tecnologia que será apresentado. Esse destaque será o de aliar tecnologia, produtividade e meio ambiente.