Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arquivo

Do outro lado do estado, a aposta maior na tecnologia Bt

Se nesta safa de verão a baixa disponibilidade de sementes freou o plantio do milho Bt, no ciclo 2009/10 será difícil encontrar o grão convencional. A avaliação é do gerente de unidades da Coamo, Antônio Carlos Ostrowski. A cooperativa com sede em Campo Mourão (Noroeste) calcula que entre 2,5 e 3,8 mil hectares, o equivalente a 1% a 1,5% do milho na sua área de atuação, tenham sido cultivados com o grão geneticamente modificado neste ano. "Na próxima temporada, este porcentual deve avançar para até 70%. Vai juntar a necessidade com a disponibilidade", prevê. Ele considera que o plantio GM se expandirá com rapidez porque o milho é uma cultura de produtividade elevada, o que facilita a multiplicação das sementes. Um dos principais entraves, afirma, será a disponibilidade de variedades adaptadas.

Já em Palotina, no Oeste do estado, a C.Vale tem neste verão menos de 1% de sua área coberta por milho Bt. A expectativa era de 50 hectares, mas como as sementes demoraram a chegar, a extensão não deve passar de 30 hectares. Neste ciclo 2008/09, a cooperativa prevê o plantio de 11,5 mil hectares de milho na sua área de atuação. "Na safrinha, quando tiver mais semente, o produtor vai plantar mais", analisa o gerente técnico Gilmar Sponchiato.

No Sudoeste, a Coasul, de São João, estima que entre 500 e 750 hectares, 2% a 3% da sua área total de milho, tenham sido cultivados com sementes GM. Em Maringá (Norte), a Cocamar tem outros 270 hectares plantados com o cereal transgênico, pouco mais de 2% de seus 12 mil hectares de milho de verão.

A Lar, de Medianeira, também no Noroeste, estima cerca de 10% da sua área de milho de verão tenham sido cultivados com o cereal transgênico.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.