Em 27 de janeiro, durante o State of the Union Address, discurso anual em que o chefe do Executivo apresenta ao Legislativo um balanço do ano anterior e suas metas para o ano seguinte, o presidente Barack Obama prometeu tirar o país da recessão dobrando as exportações em um prazo de cinco anos.
"Um ano atrás, tomei posse em meio a duas guerras, uma economia abalada por uma grave recessão, um sistema financeiro à beira do colapso e um governo cheio de dívidas. (...) Agora devemos tomar medidas para que nossa economia volte a crescer (...) Então, nesta noite, vamos definir uma nova meta: vamos dobrar nossas exportações nos próximos cinco anos, um aumento que vai criar dois milhões de empregos nos Estados Unidos", disse.
No dia 11 de março, a meta foi oficializada por uma ordem executiva, espécie de decreto presidencial. O documento criou um Gabinete de Promoção de Exportação, grupo de trabalho formado por representantes das secretarias de Estado, Tesouro, Agricultura, Comércio e Trabalho, além de outros membros do governo. Em 180 dias, a partir dessa data, cada uma das secretarias deve apresentar a Obama um plano detalhado para fomentar as exportações. Os projetos serão integrados à NEI, a Estratégia Nacional de Exportação.