O lançamento da 38.ª Feira Agropecuária, Industrial e Comercial dos Campos Gerais reuniu cerca de 200 pessoas no Centro Agropecuário de Ponta Grossa, nesta quinta-feira (3) à noite. As autoridades declararam aberto o evento -- que será de 10 a 15 de setembro -- e disseram que o país vai se amparar na força do setor para superar a crise.
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, afirmou que "o agronegócio também sofre com a crise política e econômica, mas continua produzindo, empregando". "Certamente [o setor] vai contribuir de novo para manter o Brasil não de joelho, mas de pé", disse.
A resistência do setor está sendo colocada à prova em feiras como a Expointer, que vai até domingo em Esteio, no Rio Grande do Sul, e a Efapi, lembrou. Ortigara falou que sua confiança vem do fato de o Brasil estar fechando uma safra recorde de grãos (de 200 milhões de toneladas) e das exportações (que se aproximam de 50 milhões de toneladas de soja pela primeira vez em 2015).
Para o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PPS), a confiança faz diferença neste momento. Ele fez questão de agradecer os patrocinadores da feira e às empresas que confirmam investimentos mesmo num momento em que o próprio poder público tem dificuldade para organizar contas.
O secretário municipal de Agricultura, Gustavo Ribas, disse que a feira não vai decepcionar. "A parte técnica vem completa, nossos barracões estarão todos cheios." Ele disse que houve trabalho coletivo para manter a feira. O lançamento da Efapi reuniu ainda o presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais, Roberto Cunha Nascimento, que também atua na organização do evento, além de autoridades locais.
Revista especial
O Agronegócio Gazeta do Povo lançou durante o evento revista especial sobre logística e agropecuária que vai circular durante a Efapi. A publicação detalha a feira e também abre discussão sobre a relação entre infraestrutura, produção e agroindústria, detalhou o coordenador do projeto, Giovani Ferreira.
A revista especial Efapi vai circular na Gazeta do Povo da próxima terça-feira e também será distribuída em praças de pedágio da região. As reportagens poderão ser acessadas em www.agrogp.com.br/especiais/efapi.
Veja abaixo imagens do lançamento da Efapi, no Centro Agropecuário de Ponta Grossa.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião