Os citricultores da região Noroeste do Paraná vivem um desafio duplo: aumentar a produção de laranjas nos dois próximos anos e enfrentar o "greening", uma praga devastadora, que chegou no final de 2006 ao estado e pode se espalhar rapidamente.
O setor passa por um bom momento, afirma o engenheiro agrônomo de Defesa Sanitária Vegetal e Sanidade de Citricultura da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), José Croce Filho. Ele considera que os preços estão melhores que em outros estados e os pomares são mais adensados. "Outro fator é que a citricultura dos Estados Unidos enfrenta pragas, furacões e especulação imobiliária."
No combate ao "greening", a Seab deve distribuir até o final do mês uma cartilha a 5 mil produtores. São 12 páginas sobre aspectos técnicos da doença, seu vetor, hospedeiro, controle, manejo, inspeção e legislação.
O otimismo em relação à produção é confirmado pela Cooperativa Agroindustrial de Maringá (Cocamar), que tem 300 produtores de laranja e pouco menos de 10% do faturamento anual de R$ 1 bilhão provenientes da citricultura. O gerente técnico de Citros, Aparecido Carlos Fadoni, revela que a previsão é esmagar 3,5 milhões de caixas na safra 2007/08. Até 2009, deve-se atingir 5 milhões de caixas, com a ampliação dos pomares. A empresa levou duas vezes este ano citricultores a São Paulo para que eles recebessem informações sobre como prevenir o "greening".
O mesmo quadro ocorre na Citri Agroindustrial de Paranavaí. Os 70 sócios-produtores colhem 2,8 milhões de caixas de 40,8 quilos de laranja. "Pretendemos ampliar a produção em até 30% já na próxima safra", citou o coordenador de matéria-prima, Marcos Eduardo Loli. Ainda neste ano, mais quatro inspeções sanitárias serão feitas nos pomares.
Exemplo da boa fase da laranja, o produtor Hélio Vendramim investiu mais de R$ 350 mil em dois novos pomares na zona rural de Paranavaí. Ele cultiva laranja há 14 anos e produziu 56 mil caixas de 40,8 quilos em 18 mil árvores na última safra. Com as novas plantas, a produção deve ser quatro vezes maior.