Apesar do frio, na última semana os norte-americanos deram a largada com a safra 2014/15, confirmou nesta segunda-feira (14) o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USda). O primeiro relatório de condições de plantio foi divulgado com índice atrás do registrado nesta época do ano passado. Segundo o órgão, 3% da área a ser ocupada pelo milho foram plantados até agora, contra 6% em 2013. O cereal é cultivado antes da soja por conta da janela de chuvas no Hemisfério Norte. Atrasos expressivos acabam impactando o potencial produtivo.
Dos maiores estados produtores, Illinois se destaca com 1% da área de milho plantada. Em relação ao ano passado, o atraso é de 9 pontos porcentuais, aponta o Usda. A previsão meteorológica indica que o frio excessivo deve dar uma trégua aos produtores rurais nesta semana. Ao que tudo indica, o plantio tende a ganhar força. As sementes de soja, porém, devem ser lançadas ao solo mais a partir do final de abril e começo de maio. A tendência é que a oleaginosa ganhe cerca de 2 milhões de toneladas este ano nos Estados Unidos em detrimento ao milho.
Trabalho adiantado11%da área plantada de milho foram cultivados no Kansas até o momento, segundo o Usda. O estado é um dos únicos que está com indicador à frente do ano passado e um dos poucos que vai apostar no aumento do terreno de milho.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião